Um homem está preso preventivamente após agredir duas mulheres muçulmanas com socos em um shopping de Foz do Iguaçu, no Paraná. O caso aconteceu na última quinta-feira (12) e foi registrado por câmeras de segurança de um estabelecimento (veja acima).
O vídeo mostra o momento em que o agressor se aproximou de uma mulher, que está sentada, e tentou arrancar o hijab e desferiu vários socos contra a vítima. Uma amiga que estava próximo tentou intervir, mas também foi agredida pelo indivíduo.
Como mostram as imagens, todos que estavam próximos, incluindo seguranças do shopping, viram o que estava acontecendo, se deslocaram para o local e contiveram o homem. Ele foi encaminhado para a delegacia.
As vítimas são estrangeiras e integram a comunidade árabe de Foz do Iguaçu, a segunda maior do Brasil. Testemunhas relataram ainda que ele teria feito ofensas de caráter discriminatório no momento das agressões.
Segundo a polícia, ele já possui histórico de ocorrências, inclusive na Mesquita de Foz do Iguaçu, onde teria causado tumulto durante celebrações religiosas. Após ser apresentado à Justiça, a prisão em flagrante foi convertida em preventiva.
A defesa do homem alegou que ele tem transtornos psicológicos. Pela legislação brasileira, atos de intolerância religiosa podem ser enquadrados como crime de racismo. A pena prevista é de dois a cinco anos de prisão, além de multa.