91.1 FM - A Sertaneja de Verdade! | São Carlos/SP
Piloto evita tragédia ao pousar avião em praia na Somália
Reprodução/Jornal da Band

A perícia técnica e a habilidade de um piloto foram determinantes para evitar um desastre aéreo de grandes proporções na Somália nesta terça-feira. Após enfrentar problemas mecânicos, uma aeronave modelo Fokker 50, de fabricação holandesa, precisou realizar um pouso de emergência na capital, Mogadíscio. O avião, operado por uma companhia aérea local, não conseguiu parar dentro dos limites da pista do aeroporto e acabou parando nas areias de uma praia próxima.

Apesar da gravidade do incidente, que resultou em danos significativos em uma das asas do aparelho, todas as 55 pessoas a bordo — entre passageiros e tripulantes — sobreviveram. Equipes de resgate foram acionadas imediatamente para o local e auxiliaram na evacuação segura dos ocupantes.

Falha na pista e manobra de emergência

As informações preliminares indicam que o piloto tentou realizar o procedimento de descida padrão, mas a aeronave apresentou dificuldades de frenagem e estabilidade. Ao perceber que o avião ultrapassaria os limites da pista de pouso, o comandante realizou uma manobra para direcionar o Fokker 50 rumo à faixa de areia, atenuando o impacto e evitando uma colisão em áreas habitadas ou estruturas rígidas do aeroporto.

As autoridades de aviação civil da Somália já iniciaram a coleta de dados para entender as causas do acidente. O foco da investigação está voltado para dois pontos principais:

  • Integridade estrutural: Análise da asa que foi danificada durante o processo de aterrissagem.
  • Sistema de frenagem: Verificação dos motivos que impediram a parada total do avião dentro da pista regulamentar.

Fonte: Band.
Carregando os comentários...
Tarde Sertaneja com Layne Costa
Hugo & Guilherme - Felicidade Dela
Carregando... - Carregando...