91.1 FM - A Sertaneja de Verdade! | São Carlos/SP
Marinha lança quarto submarino no Rio e avança em programa que prevê embarcação nuclear

Marinha do Brasil lançou o quarto submarino montado no país no Complexo Naval de Itaguaí, no Rio de Janeiro. O evento marca mais um avanço no programa de construção do submarino nuclear brasileiro.

A nova embarcação é o submarino "Almirante Karam". Ele pesa duas mil toneladas, mede 70 metros de extensão e tem capacidade para 42 tripulantes. O submarino passou por um batismo simbólico, com a presença da ministra Cármen Lúcia, presidente do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), que atuou como madrinha.

O "Almirante Karam" possui motores diesel-elétricos, autonomia para 70 dias debaixo d’água e pode alcançar a velocidade de 40 km/h. Este é o quarto submarino convencional fabricado no Estaleiro de Itaguaí, resultado de uma parceria com a França e com uso de mão de obra brasileira. A embarcação entra agora em um período de testes.

Próximo passo é a construção do submarino nuclear

Outra embarcação, o submarino "Toneleiro", já passou pela fase de testes e foi incorporado à frota da Marinha.

O próximo passo do programa é a construção de um submarino movido a energia nuclear. Os trabalhos para a construção já começaram, mas a conclusão só está prevista para 2033. O investimento total previsto para o programa é de R$ 25 bilhões.

O Comandante da Marinha, Marcos Sampaio Olsen, destacou que a produção naval envolve o desenvolvimento de um reator com capacidade para gerar energia elétrica suficiente para abastecer cidades, prescindindo de altos custos de transmissão.

Cármen Lúcia ressaltou a importância do investimento para a soberania nacional. "Não adiantaria cogitar apenas de soberania, mesmo na norma constitucional, se não se dotar esta força de todas as condições materiais, operacionais, para que nós todos tenhamos o sossego de nos sermos um povo soberano, com instituições como a Marinha do Brasil a defender e garantir essa soberania", disse a ministra.

Com a entrega dos novos submarinos, o Brasil amplia a capacidade de patrulha na Amazônia Azul, uma região marítima de quase seis milhões de quilômetros quadrados e rica em biodiversidade. 

Fonte: Band.
Carregando os comentários...
Tarde Sertaneja com Layne Costa
Fiduma & Jeca & Icaro & Gilmar - Combinado
Carregando... - Carregando...