91.1 FM - A Sertaneja de Verdade! | São Carlos/SP
Há 30 anos, Macarena foi um dos hits do verão em 1996; conheça a história
Reprodução/ YouTube

Em 1996, o mundo foi dominado por um ritmo vindo da Espanha que se tornaria um dos maiores fenômenos da cultura pop. "Macarena", da dupla Los del Río, não foi apenas uma música de verão; foi um marco que permaneceu no topo da Billboard Hot 100 por 14 semanas consecutivas e gerou uma coreografia reproduzida em todos os cantos do planeta.

A Origem do sucesso

Embora tenha explodido globalmente em meados da década de 90, a canção original foi lançada em 1993. A inspiração surgiu durante uma visita da dupla Antonio Romero Monge e Rafael Ruiz Perdigones à Venezuela. Ao verem uma dançarina de flamenco local, Antonio improvisou os versos que dariam origem à letra.

O estouro mundial, no entanto, veio com o remix do grupo Bayside Boys. Essa versão adicionou batidas eletrônicas e versos em inglês, tornando a faixa perfeita para as pistas de dança da época.

O que transformou “Macarena” em um fenômeno cultural atemporal foi a sua coreografia simples e contagiante. Diferente de outros hits passageiros, a dança se destacou por ser acessível, com movimentos fáceis de braços e mãos que qualquer pessoa conseguia reproduzir; coletiva, pensada para ser dançada em grupo em festas, casamentos e até eventos esportivos; e universal, capaz de ultrapassar barreiras linguísticas e culturais, sendo adotada tanto por anônimos quanto por celebridades ao redor do mundo.

Quem é Macarena?

Apesar do tom festivo e alegre, a letra da música conta a história de uma mulher chamada Macarena que, enquanto seu namorado (Vitorino) está fora prestando serviço militar, decide se divertir com dois amigos dele. Para muitos que dançavam freneticamente nos anos 90, o significado da letra em espanhol passou despercebido por muito tempo, mascarado pela energia contagiante do refrão:

"Dá ao teu corpo alegria Macarena

Que teu corpo é para te dar alegria e coisas boas

Dá ao teu corpo alegria, Macarena

Hey Macarena"

No entanto, apesar da história da letra, Diana Patricia Cubillán foi a dançarina venezuelana de flamenco que inspirou a icônica música "Macarena" do grupo Los del Río, sendo a criadora da famosa coreografia. Esse mistério só foi revelado anos após o sucesso estrondoso da canção nos anos 90, tornando-a um ícone global e professora de dança que hoje comanda sua própria escola.

Três décadas depois, "Macarena" é frequentemente citada em listas de "one-hit wonders" (artistas de um sucesso só) de maior impacto na história. A música abriu portas para a invasão da música latina no mercado fonográfico dos Estados Unidos, pavimentando o caminho para artistas que viriam anos depois.

Até hoje, basta soarem os primeiros acordes para que pessoas de diferentes gerações comecem, quase instintivamente, a esticar os braços para a frente e girar as mãos.

Fonte: Band.
Carregando os comentários...
Boteco da 91 com Brutão
Gian & Giovani - Dois Coracoes
Carregando... - Carregando...