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Governo de SP revisa pedágios free flow e isenta moradores de cidades
Reprodução/Agência Brasil

O governo do Estado de São Paulo anunciou ajustes no projeto de implantação de pedágios free flow nas rodovias estaduais, atendendo a críticas de moradores e motoristas. Inicialmente, o projeto previa a instalação de oito pedágios eletrônicos na Raposo Tavares, mas após uma revisão, o número foi reduzido para três, nos pontos onde já existia cobrança. Essa mudança ocorre após reclamações sobre a abrangência dos pórticos, que incluíam as pistas laterais, ao invés de serem exclusivos para a pista central, como originalmente planejado.

A adaptação também inclui a não instalação de cinco pórticos na SP-304, nos municípios de Americana, Santa Bárbara do Oeste e Piracicaba. No litoral paulista, moradores da região entre os bairros Iriri e Caruara, na Rio-Santos, poderão se isentar da cobrança de pedágio, mediante cadastro prévio. Além disso, a rodovia Padre Manuel da Nóbrega, na região de Pedro de Toledo, também terá mudanças no projeto, com a suspensão de cobrança em alguns trechos.

O governador Tarcísio de Freitas, durante um evento, explicou que, nos locais onde o sistema free flow já foi implementado, os resultados têm sido positivos, com baixa evasão de pagamento. Ele reforçou que a revisão é uma medida para garantir a justiça tarifária e atender à política pública de não cobrar pedágio de motoristas que trafegam apenas dentro dos limites de seus próprios municípios.

A Secretaria de Parcerias e Investimentos do Estado esclareceu, em nota, que as revisões foram feitas com base em critérios técnicos definidos pela Artesp, a agência de transportes paulista, que continua em diálogo com prefeituras e a sociedade civil. Além disso, o governo estadual reconhece a necessidade de adaptação do projeto para atender a demandas locais e ajustar as tarifas de forma justa.

O sistema free flow, que dispensa o pedágio físico com barreiras e utiliza tecnologia para a cobrança automática, foi inicialmente apresentado como uma solução moderna para melhorar o fluxo de veículos nas rodovias. No entanto, a implementação tem gerado controvérsias, especialmente entre motoristas que utilizam as rodovias diariamente. Para muitos, a cobrança de pedágio se soma a um alto custo de vida, especialmente para quem mora na região metropolitana e precisa viajar diariamente para São Paulo.

A cobrança de pedágios é um tema polêmico, sendo amplamente discutido por motoristas, que alegam que já pagam altos impostos para a manutenção das rodovias, e por autoridades, que defendem o modelo como necessário para garantir a sustentabilidade das infraestruturas e a segurança no trânsito.

No caso da rodovia Dutra, em Guarulhos, os pórticos do free flow já foram instalados, mas a cobrança ainda não começou. A data de início da cobrança ainda não foi divulgada, mas o governo planeja cobrar apenas de quem utilizar a pista central, deixando as pistas laterais livres de cobrança, embora com mais trânsito.

Com esses ajustes, o governo paulista tenta equilibrar as necessidades de manutenção das rodovias com as reclamações dos usuários, buscando uma solução que atenda aos interesses das partes envolvidas.

Fonte: Band.
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