91.1 FM - A Sertaneja de Verdade! | São Carlos/SP
Golpe do INSS: bandidos miram em aposentados e prometem devolução de descontos indevidos
© Marcelo Camargo/Agência Brasil

Depois da descoberta da fraude no INSS, o perigo agora são os golpes de bandidos prometendo ressarcimento do prejuízo. A falsa promessa, como de costume, é tentadora: agilizar a devolução dos valores desviados das contas do INSS. 

“Isso é fraude. É mentira. Ninguém do INSS vai ligar para qualquer aposentado”, disse o advogado previdenciário Hélio Gustavo ao Jornal da Band. 

Os descontos indevidos cobrados no mês de abril serão devolvidos direto na conta do segurando entre 26 de maio e 6 de junho. O INSS ainda não definiu como será feita a devolução do restante, que é uma bolada bem maior. 

Como descobrir a fraude?

Para descobrir o impacto no seu benefício, tem que percorrer um caminho complicado nas plataformas da previdência. No aplicativo “Meu INSS”, depois de fazer o login, clique em "Consultar Benefício".

Na próxima tela, bem embaixo, acesse o "Extrato de pagamentos". Daí você pode escolher o período apra consultar, pode ser desde os primeiros pagamentos. Aí tem que abrir o extrato mês a mês para descobrir se teve alguma cobrança indevida - e somar os valores.

Ajudei o Ismael a fazer essa conferência. Ele percebeu uma mensalidade esquisita no pagamento desse mês. Juntos, descobrimos que o desvio começou em junho de 2022. Ele não fazia a menor ideia.

“Eu estava sendo lesado, descontado na minha aposentadoria sem minha autorização. Ao todo, R$ 2.904. É muito dinheiro!”, disse Ismael Dantas, professor aposentado. 

A tendência é que o ressarcimento seja feito de forma parcelada, como já ocorreu em outros tipos de devolução.

“Esse dinheiro é de um caixa de previdência que pertence a todos nós, porque todos nós contribuímos. É uma obrigação do INSS de cobrar esse dinheiro que foi tirado pelas associações”, concluiu o advogado. 

   

Fonte: Band.
Carregando os comentários...
Clássicas 91 com Paulo Campos
João Mineiro & Marciano - Seu Amor Ainda é Tudo
Carregando... - Carregando...