91.1 FM - A Sertaneja de Verdade! | São Carlos/SP
Ex-presidente da Rioprevidência é preso pela PF e PRF
Reprodução

O ex-presidente do Rioprevidência, Deivis Marcon Antunes, foi preso nesta terça-feira (3) enquanto trafegava por Itatiaia, no Sul Fluminense. Ele havia acabado de desembarcar em São Paulo e seguia de carro alugado para o Rio de Janeiro, quando foi abordado por agentes da Polícia Rodoviária Federal (PRF) e da Polícia Federal (PF).

Deivis Marcon deve chegar ainda nesta tarde à Superintendência da Polícia Federal, na Zona Portuária do Rio. A prisão faz parte da segunda fase da operação “Barcos de Papel”, que também cumpre outros dois mandados de prisão e nove de busca e apreensão em endereços ligados ao Rioprevidência e em Santa Catarina.

A investigação apura suspeitas de gestão fraudulenta, desvio de recursos e corrupção no fundo previdenciário dos servidores do estado do Rio, iniciada após investimentos da autarquia no Banco Master. O montante investigado pela PF é de cerca de R$ 970 milhões. Entre as suspeitas estão manipulação de provas digitais, retirada de documentos do apartamento do ex-presidente e transferência de veículos de luxo para terceiros.

Os mandados de prisão foram expedidos pela 6ª Vara Federal Criminal do Rio de Janeiro, que apontou risco concreto de destruição de provas e obstrução das investigações. A operação começou no dia 23 de janeiro, quando Deivis Marcon estava de férias nos Estados Unidos, e também atingiu o ex-diretor de investimentos do fundo, Eucherio Rodrigues, e o ex-diretor interino Pedro Pinheiro Guerra Leal.

No fim do ano passado, o Tribunal de Contas do Estado já havia recomendado o afastamento de Deivis Marcon da presidência da Rioprevidência, enquanto apurava irregularidades em aplicações financeiras no Banco Master, que somavam mais de R$ 2,6 bilhões. A Procuradoria-Geral do Estado afirmou que o fundo possui um “vultuoso crédito” com o banco, decorrente de operações que não deveriam ter ocorrido, enquanto o ex-presidente alegou que a autarquia foi induzida a erro pelo grupo financeiro e estudava medidas legais contra o Banco Master, o Banco Central e o Ministério da Previdência Social.

Fonte: Band.
Carregando os comentários...
Jornal Da 91 com Programação Sertaneja
A Sertaneja de Verdade - Ouça nossa programação
Carregando... - Carregando...