A Polícia Federal encontrou celulares jogados pela janela no cumprimento de mandados de busca e apreensão durante a operação Igapó, que teve como alvo o deputado federal Antônio Leocádio dos Santos (MDB), conhecido como “Antônio Doido”.
Investigadores perceberam os celulares pela janela apartamento do terceiro andar e integrantes da equipe que estavam no térreo recolheram os aparelhos. O deputado confirmou que os celulares pertencem a ele.
Antônio Doido foi alvo de uma ação que apura a prática de crimes de corrupção exercidos por uma organização criminosa composta por agentes públicos e privados.
Os investigados teriam o objetivo de desviar verbas públicas por meio de fraudes em processos de licitação, com posterior utilização dos valores desviados no pagamento de vantagens indevidas e ocultação de patrimônio.
Os agentes cumprem 31 mandados de busca e apreensão, expedidos pelo Supremo Tribunal Federal (STF), no estado do Pará e no Distrito Federal.
Conforme a Polícia Federal, estão sendo apurados os delitos de corrupção eleitoral, corrupção ativa e passiva, crimes licitatórios, lavagem de dinheiro e organização criminosa.
Quem é Antônio Doido?
Antônio Doido é empresário, tem formação superior em Ciências Contábeis, cursada na Faculdade da Amazônia, em Ananindeua (PA), entre 2015 e 2019. É filho de Pedro Leocádio dos Santos e Antonia Balbina dos Santos.
A carreira política teve início em São Miguel do Guamá, no nordeste do Pará. Em 2016, foi eleito prefeito do município pelo PSDB, cargo que exerceu entre 2017 e 2020, após obter 9.639 votos (32,13%). Em 2020, tentou a reeleição, mas ficou em segundo lugar, com 15.102 votos (48,26%).
Já filiado ao MDB, disputou uma vaga na Câmara dos Deputados nas eleições de 2022 e foi eleito deputado federal pelo Pará com 126.535 votos (2,79%). O mandato atual é referente à 57ª Legislatura (2023–2027).
Em 2024, Antônio Doido voltou a disputar um cargo no Executivo municipal, desta vez concorrendo à Prefeitura de Ananindeua, na região metropolitana de Belém. Ele terminou novamente em segundo lugar, com 23.091 votos (8,38%).
Atuação no Congresso
Na Câmara dos Deputados, Antônio Doido participa de diferentes colegiados. Já atuou como titular e suplente em comissões permanentes como a de Integração Nacional e Desenvolvimento Regional (CINDRE), Agricultura, Pecuária, Abastecimento e Desenvolvimento Rural (CAPADR) e Desenvolvimento Urbano (CDU).
Também integra comissões externas, entre elas a que acompanha obras públicas paralisadas e inacabadas no país e a comissão sobre a delimitação da Terra Indígena Kapôt Nhinore.
Até o momento, não há informações oficiais divulgadas sobre proposições de sua autoria ou relatadas por ele que tenham sido transformadas em norma jurídica.