Na manhã desta sexta-feira (05) a empresa americana Cloudflare voltou a ter problemas e deixar clientes fora do ar. Sites como LinkedIn, Coinbase e a plataforma de publicação online Substack estavam entre os que pareciam ter sido afetados pelo problema.
O site de monitoramento de interrupções Downdetector, que também parece ter sido afetado brevemente, informou que os usuários relataram um aumento acentuado nos problemas em sites.
A interrupção ocorre menos de três semanas depois de uma falha semelhante da Cloudflare ter causado mensagens de erro em toda a internet, um problema que a empresa considerou “inaceitável” na época, dada a importância de seus serviços.
Minutos depois, a empresa divulgou uma atualização informando que havia “implementado uma correção” e que estava aguardando os resultados. Por volta das 8h, no horário de Brasília, o problema parecia ter sido resolvido.
A Cloudflare é usada por muitas empresas em todo o mundo, ajudando a gerenciar e proteger o tráfego de cerca de 20% da internet. Entre os serviços oferecidos está a proteção contra ataques no serviço distribuídos (DDoS), que ocorrem quando agentes maliciosos tentam sobrecarregar o sistema de um site.