
O Cânion Fortaleza, no Parque Nacional da Serra Geral, onde Bianca Bernardom Zanella, de 11 anos, morreu após sofrer uma queda, ficará fechado nesta sexta-feira (11). A informação foi divulgada pela Urbia Cânions Verde, concessionária que administra o local.
Em comunicado, a Urbia Cânions Verde informou que a decisão foi tomada em “sinal de luto e respeito”, lamentou profundamente a tragédia e se solidarizou com a família da criança.
"A empresa concentrou todos seus esforços no apoio às autoridades durante o resgate, que se iniciou imediatamente após a equipe da concessionária ter sido informada do acidente. A companhia segue cooperando com as investigações sobre o caso", disse a concessionária em nota.
O governador do Paraná, Ratinho Júnior (PSB), lamentou a morte da criança e afirmou que um avião da Casa Militar vai fazer o traslado do corpo, assim que ele for liberado pelo Instituto Médico Legal (IML) do Rio Grande do Sul. A família é de Curitiba.
“Outra aeronave da Secretaria da Segurança Pública vai trazer os familiares de volta ao Paraná. Os bombeiros paranaenses que foram até Cambará do Sul auxiliam a família em todos os procedimentos, e o avião do governo foi disponibilizado para ajudar a dar celeridade ao transporte”, declarou Ratinho Júnior.
A delegada que investiga o caso conversou com a equipe da Band Rio Grande do Sul e pontuou que pediu uma perícia técnica no local. Ela quer entender como funciona a segurança no alto do mirante.
Queda em cânion
Depois de quase 10 horas de operação, bombeiros encontraram sem vida a menina de 11 anos que caiu do mirante de um cânion em Cambará do Sul, na Serra Gaúcha. O resgate mobilizou equipes do corpo de bombeiros do Rio Grande do Sul e de Santa Catarina.
O acidente aconteceu por volta das 13h desta quinta-feira (10) e às 17h30, a menina foi localizada por um drone com câmera térmica. Os bombeiros fizeram o resgate por rapel.
Por volta das 23h, a vítima foi localizada já sem vida. A menina, que é autista, estava com os pais no alto do mirante quando correu para longe e caiu.
O governador do Rio Grande do Sul, Eduardo Leite (PSD), lamentou na manhã desta sexta-feira (11) a morte de Bianca Bernardom Zanella.
“Infelizmente, recebemos com pesar a confirmação de que a menina Bianca Bernardom Zanella, de 11 anos, que caiu no Cânion Fortaleza, em Cambará do Sul, foi localizada sem vida”, declarou Eduardo Leite em publicação na plataforma X, antigo Twitter.
“Meu abraço e minha solidariedade à família e aos amigos da menina nesse momento de dor irreparável”, acrescentou o governo do Rio Grande do Sul.
Na publicação, Eduardo Leite também destacou as forças de segurança que, segundo ele, atuaram com agilidade e empenho total na tentativa de localização da criança.
“A operação contou com o uso de drone com câmera térmica, apoio aéreo dos helicópteros da Brigada Militar e da Polícia Civil, além de equipes do Corpo de Bombeiros Militar, que realizaram o difícil trabalho de descida de mais de 70 metros do penhasco para localizar a criança e também concentram esforços na operação de resgate do corpo, com todo o cuidado, a atenção e o respeito que a situação exige”, afirmou.