91.1 FM - A Sertaneja de Verdade! | São Carlos/SP
Brasileira é escolhida como uma das 100 pessoas mais influentes do mundo em IA pela Times

Uma brasileira foi escolhida pela revista Time como uma das 100 pessoas mais influentes do mundo em inteligência artificial. Ela desenvolveu uma plataforma para evitar erros em receitas médicas nos hospitais.

Ana Helena estampou uma página inteira da Time. Ela é destaque na categoria “inovadores” da revista americana. 

“Super importante esse reconhecimento eh mundial. Tivemos muitos convites por causa desse reconhecimento”, disse Ana Helena Ulbrich, co-fundadora NoHarm.ai. 

Usando inteligência artificial, a farmacêutica desenvolveu uma plataforma que analisa receitas médicas dentro de hospitais e em unidades básicas de saúde. Com os medicamentos recomendados no prontuário, o registro cai automaticamente no sistema usados por farmacêuticos. 

Assim que o sistema atualiza, o farmacêutico valida o tipo do remédio e a dosagem receitada ao paciente. A inteligência artificial produz uma pontuação, que vai de 0 a 3 – quanto mais perto do zero, maior é a chance de a prescrição estar correta. 

“Medicamento prescrito para um paciente que é alérgico, por exemplo, é muito grave, o paciente pode parar na UTI em função disso, só que esse erro pode ser barrado com o profissional farmacêutico avaliando essas prescrições e dando mais segurança”, explicou Ana.

Em cinco anos, a plataforma ajudou no atendimento de mais de 2,5 milhões de pacientes, metade deles pelo SUS. O sistema é usado atualmente em mais de 300 unidades de saúde no país. O complexo da Santa Casa de Porto Alegre foi o primeiro a apostar na tecnologia. 

“No primeiro mês a gente já teve um aumento de mais de 50% de prescrições validadas, isso mostra que a ferramenta traz agilidade e eficiência para o trabalho do farmacêutico”, disse a supervisora de farmácia Francielli Lazaretto. 

Fonte: Band.
Carregando os comentários...
Tarde Sertaneja com Layne Costa
Amado Batista, Leonardo - Carta Sobre A Mesa
Carregando... - Carregando...